APRESENTAÇÃO
O Colóquio de Geografia é um fórum local de debates e proposições sobre o ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Geografia, contribuindo, assim, para a formação profissional na área, proposições para o ensino de Geografia, subsídios para políticas públicas para o desenvolvimento regional, sobretudo, do Recôncavo baiano.
O II Colóquio de Geografia, organizado pelo Colegiado de Geografia, se realizará na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Ciências Humanas, Campus V, em Santo Antônio de Jesus/BA, nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2024. O evento se propõe a reunir graduandos, professores e comunidade em geral, no âmbito da Geografia, com vistas a debater a Geografia, seu ensino, pesquisa e extensão.
A escolha da temática – GEOGRAFIA E SABERES TERRITORIAIS: NOVOS EQUILÍBRIOS E DESAFIOS PARA O RECÔNCAVO BAIANO -, visa propor debates vinculados às questões sobre o desenvolvimento regional, sobretudo do Território de Identidade do Recôncavo da Bahia, sejam elas vinculadas à pesquisa, extensão e ensino de Geografia, buscando alternativas metodológicas, pedagógicas, teóricas e epistemológicas para que propiciem novas leituras e proposições em relação aos problemas econômicos, sociais, culturais, políticos, ambientais e educacionais, que obstaculizam o desenvolvimento regional.
O colóquio tem como eixos temáticos:
1- CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA
Discute o arcabouço teórico/conceitual desta área do saber; permite conhecer e interpretar a natureza em si e sua relação com a sociedade ao longo do tempo histórico, a partir de sua apropriação enquanto recurso natural, o que conduz necessariamente à urgência do debate acerca de questões ambientais; possibilita a interpretação de processos espaciais de produção do espaço em suas diferentes dimensões (política, econômica, histórica e cultural). Contempla ainda conteúdos emergentes na Geografia, caracterizadores de novas discussões e novos paradigmas.
2- METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE PESQUISA E EXTENSÃO
Enfoca os aspectos metodológicos que envolvem o saber e o fazer científico desde os mais simples trabalhos científicos até a elaboração de projetos de pesquisa e extensão; problematiza epistemologicamente as diversas abordagens de pesquisa e extensão; aplica procedimentos e técnicas qualitativos e quantitativos que norteiam a interpretação dos fenômenos geográficos e de processos educativos; desenvolve habilidades em cartografia e introduz ao georreferenciamento de dados; instrumentaliza a produção e interpretação de textos; e introduz o uso da fotografia e vídeo como linguagens geográficas e educativas.
3- EDUCAÇÃO, GEOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE
Discute os fundamentos filosóficos, sociológicos, políticos e psicológicos da educação e da formação docente; introduz a discussão de currículo e políticas de gestão da educação; problematiza a formação docente em relação à emergência de novas problemáticas relativas às diferenças de gênero, de origem étnica, de religião, de idade, de necessidades especiais, de pertencimentos (lugares) diferentes, como elementos constitutivos de sujeitos autônomos e que saibam aprender-ensinar e conviver com as diferenças no ambiente escolar formal e não-formal. Discute questões éticas e outras ligadas à profissionalidade docente.
4- ESCALAS GEOGRÁFICAS
Debate sobre os estudos escalares e suas relações espaciais com vista ao reconhecimento da complexidade de fenômenos socioespaciais; estudo dos processos e dinâmicas socioterritoriais nas escalas geográficas das formações socioespaciais (Estado); estudo da regionalização do mundo contemporâneo, do Brasil e da Bahia, assim como estudo das diferentes Geografias; estudo destacado da África e da América Latina; estudos investigativos locais e regionais em equipes multidisciplinares.