Ao completar 141 anos de sua emancipação política, a “Capital do Recôncavo” ganha o filme documentário intitulado “Marco Zero de Santo Antônio de Jesus” (30 minutos), dirigido pelo cineasta Tau Tourinho, que faz um apanhado histórico do processo de povoação do território onde futuramente surgiria o núcleo urbano inicial de Santo Antônio de Jesus. Desde que o Padre Matheus Vieira de Azevedo construiu um oratório dedicado a Santo Antônio, em meados do século XVIII até os dias atuais, inúmeras transformações ocorreram para que o local, hoje Praça Padre Mateus, fosse reconhecido como o marco zero da cidade.
O filme “Marco Zero Santo Antônio de Jesus” é estruturado a partir de imagens de arquivo, fotografias e gravuras, textos antigos e atuais, depoimentos de moradores, encenação, takes de filmes. Toda a concepção, envolvendo montagem e o tratamento artístico, é feita pelo filho da terra, Tau Tourinho (UFRB); a encantadora música, feita especialmente para o filme, é de autoria de Lucas Virgolino (UFSJ); o filme tem o toque especial do editor, colorista e artista visual Danilo Martins (UFRB); e a consultoria histórica de Edinelia Mª Oliveira Souza (UNEB). Portanto, trata-se de um trabalho feito por uma forte equipe, que deu seu melhor para a realização desse projeto.
O Mestrado em História Regional e Local, por meio de recurso da CAPES, e o Centro de Documentação e Memória do DCH – Campus V/ UNEB de Santo Antônio de Jesus, bem como a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, são importantes apoiadores do projeto. Mesmo com limitações orçamentárias por conta da pandemia, tais instituições foram sensíveis ao nosso projeto e contribuíram com a finalização do filme e com a disponibilização gratuita na internet, ação que tem como propósito tornar o documentário um instrumento didático para as redes de ensino e para a difusão de conteúdo histórico para a população em geral.
Convidamos toda a comunidade acadêmica para o lançamento de Marco Zero Santo Antônio de Jesus no dia 28 de maio (sexta-feira) às 21 horas, no canal Tau Tourinho do YouTube, através do link https://www.youtube.com/watch?v=ux2ehEpkJ38h