[EVENTO] Debate: “Aprendendo a transgredir com bell hooks e Paulo Freire”

Realização: Projetos de Extensão Gênero, raça, sexualidade e educação: espaço para a diversidade e Por elas: (re) pensando relações de gênero em uma perspectiva feminista interseccional – UNEB Campus V

DESCRIÇÃO DO EVENTO :
Este ano nosso grande educador Paulo Freire faria 100 anos. As contribuições do pensador brasileiro para a educação a partir da transformação social são grandiosas, especialmente pelo lugar de sujeito aprendente que Freire sempre se colocou. Umas das experiências de aprendências e trocas se deu com a professora, feminista e ativista antirracista estadunidense bell hooks. O encontro dos dois ativistas da educação, seres de compromisso e afeto foi potente e transformador para ambos. Para conversar sobre esse encontro, os desdobramentos e contribuições para o debate das opressões de gênero e raça e sobre a pedagogia decolonial convidamos as pedagogas Marta Argolo e Aline Mascarenhas.

PALESTRANTES:

  • Marta Argolo é uma mulher negra, pedagoga e professora da rede pública (SP), com Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA) e Especialização em Gestão de políticas públicas em gênero e raça.
  • Aline Mascarenhas é pedagoga, mestre e doutora em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora da UNEB (Campus V) e pesquisadora no projeto Interlocuções entre Educação em Direitos Humanos, Currículo e Formação de Professores, (UFPE/UNEB).

MEDIADORA:

  • Vânia Vasconcelos (Historiadora e Professora da UNEB Campus V)
    Nos sigam no instagram: @por_elas21

#unebcampusV #uneb #campusquepulsa #unebemrede #porelas