[EVENTO] Debate: Mulheres, pandemia e cuidados: quem cuida da economia que não parou?

Realização: Projetos de Extensão Gênero, raça, sexualidade e educação: espaço para a diversidade e Por elas: (re) pensando relações de gênero em uma perspectiva feminista interseccional – UNEB Campus V
.

  • Data: 29/10/2021 às 15h
  • Certificado: 3h
  • Inscrição: www.bit.ly/unebcampus5
  • Transmissão: youtube.com/unebcampus5
    .
    Descrição do evento: A amamentação, o trabalho constante de atenção, gerenciamento, planejamento e execução das atividades domésticas e/ou profissionais que recai majoritariamente sobre as mulheres são parte da Economia do Cuidado. Estas atividades são realizadas predominantemente por mulheres por vivermos em uma sociedade patriarcal e sexista, que define lugares diferenciados para homens e mulheres. O trabalho do cuidado é invisível, sem reconhecimento ou valia, tornando-se extremamente desgastante do ponto de vista emocional. No contexto do distanciamento social em decorrência da pandemia da COVID-19, muitos fatores conjugados sobrecarregaram ainda mais os trabalhos não remunerados realizados pelas mulheres. Portanto, as convidadas do projeto vão abordar o tema em uma perspectiva feminista e interseccional: Natália Cavalcanti, como pesquisadora da temática da Maternidade e mãe e Suellen Santiago, como aluna do EJA, dona de casa e mãe, trazendo a pesquisa e a experiência pessoal como mote para o debate.

*PALESTRANTES:

Natália Cavalcanti é Doutora em História e docente do IFPA e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Líder do Grupo de Pesquisa Clio: Mulheres, Diversidades e Ciência na Amazônia-IFPA-CNPq e Pesquisadora do Observatório da Diversidade do IFRN-CNPq.
.
Suellen Santiago é estudante do EJA, dona de casa e mãe.
.
.
MEDIADORA:

  • Vânia Vasconcelos (Historiadora e Professora da UNEB Campus V)
    .
    Nos sigam no Instagram @por_elas21

#unebcampus5 #campusquepulsa #unebemrede #porelas