|| Debate – Violência contra as mulheres: sujeitas diversas e políticas de enfrentamento ||
.
- Realização: Projetos de Extensão Gênero, raça, sexualidade e educação: espaço para a diversidade, Por elas: (re) pensando relações de gênero em uma perspectiva feminista interseccional e GEOcine nas escolas – UNEB Campus V
. - Data: 08/12/2022 às 19h
- Certificado: 3h
- Inscrição: www.bit.ly/unebcampus5
- Transmissão: youtube.com/unebcampus5
- .
- Descrição do evento:
- Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Como uma das atividades dessa Campanha iremos realizar o debate Violência contra as mulheres: sujeitas diversas e políticas de enfrentamento. A violência atinge as mulheres de diferentes formas, não estando reduzida ao âmbito das relações sexo-afetiva, podendo ocorrer também entre outros/as membras/os da família como mães/pais e filhxs. Portanto, as políticas de enfrentamento devem alcançar a diversidade das formas de violência, assim como territórios outros. Nesse sentido, convidamos as pesquisadoras Asenate Franco e Luciana Teixeira para debaterem suas pesquisas que tratam dessas temáticas.
PALESTRANTES:
Maria Asenate Conceição Franco
Mulher preta, candomblecista, assistente social, integrante do NEABI e coordenadora de extensão do IFBAIANO, Mestra em Políticas Sociais e Cidadania (UCSAL), Doutora em estudos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismo (UFBA/PPGNEIM). Pesquisadora dos problemas sociais: violência de gênero e racial contra mulheres trabalhadoras rurais; artesãs-feirantes e direito à cidade; mulheres quilombolas, saberes e fazeres ancestrais como legado africano; Serviço Social na Educação e juventude negra; famílias monoparentais femininas e violência de gênero e racial.
Luciana Cristina Teixeira de Souza
Doutora em Estudos de Gênero pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Assistente do DCH -Campus V, lotada no Colegiado de Geografia da UNEB, na área de Prática de Ensino. Membra dos grupos de pesquisa: GAD – Gênero, alteridades e diversidades/NEIM/UFBA e do GEOREDE/UNEB. Coordena o projeto de extensão GEOCINE nas escolas. Atua nas áreas de Educação e Gênero; Estágio supervisionado; Percepção ambiental, Atividades de campo; Geografia e Literatura.
MEDIADORAS:
- Tânia Vasconcelos e Vânia Vasconcelos (Historiadoras e Professoras da UNEB Campus V)
Nos sigam no instagram: @por_elas21