|| Debate – Mulheres, capitalismo e a economia do cuidado: um dialogo feminista ||
.
- -Realização: GT gênero ANPUH-BA (Projeto Teça insurgências); Projetos de Extensão Gênero, raça, sexualidade e educação: espaço para a diversidade e Por elas: (re) pensando relações de gênero em uma perspectiva feminista interseccional – UNEB Campus V
. - -Data: 10/05/2022 às 15h
- -Certificado: 3h
- -Inscrição: www.bit.ly/unebcampus5
- Transmissão: YouTube – Canais GT Estudos de Gênero e História Bahia e UNEB Campus V
.
Descrição do evento: A economia capitalista e o tipo de desenvolvimento que ela enseja são muito bem-sucedidos em desvalorizar tudo o que é central para a vida. O tratamento setorial e posterior que costuma ser destinado ao meio ambiente no pensamento econômico e nas políticas macroeconômicas, é o mesmo reservado à chamada Economia do Cuidado, que normalmente aparece nas teorias e políticas apenas de forma pontual e representada pela reivindicação de medidas voltadas à equidade de gênero. No entanto, tanto o ambiente no qual estamos inseridos, quanto os trabalhos de cuidado necessários à reprodução social, são basilares para que a própria economia aconteça (Callegari, 2021). Partindo de uma perspectiva feminista a nossa convidada, a professora Teresa Cunha, irá abordar a relação entre exploração capitalista e economia do Cuidado, trazendo à tona a importância das mulheres que atuam nesse trabalho invisível e não pago.
.
PALESTRANTE: – Teresa Cunha é doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra (Portugal) e professora da mesma universidade, atuando como investigadora no Centro de Estudos Sociais. É também professora e investigadora da Universidade Eduardo Mondlane. (Moçambique)
.
MEDIADORA: – Vânia Vasconcelos (Historiadora e Professora da UNEB Campus V)
.
Nos sigam no instagram: @por_elas21