Finaliza nesta quinta-feira (15/12) às 19 horas no auditório Milton Santos, do Campus V da Universidade do Estado da Bahia, a Performance Com-passos do Recôncavo. Criada em comemoração aos 20 anos do Grupo Recôncavo, aos 12 anos do Narradores do Recôncavo (NAR) e dos 10 anos do Grupo La Barraca, a peça é uma apresentação performática cujo objetivo é apresentar a Geografia, a História, as Culturas e as Linguagens do Recôncavo ao público, em especial professores e estudantes, em formato audiovisual, teatralizado e musicado.
É um espetáculo colorido, alegre e contemporâneo coordenado e produzido pela professora Claudia Ad Lima (NAR) e do Grupo de Pesquisa Recôncavo, liderado pelo professor Miguel Santos, cujo intuito é aproximar a Universidade da sociedade em uma peça que apresenta os 86 municípios que circundam a Baía de Todos os Santos. O Projeto conta com apoio financeiro da Pró-reitoria de Extensão e da Assessoria de Cultura e Artes da UNEB e parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através das Secretarias de Educação e de Cultura, Turismo, Esportes e Juventude. A Montagem do Grupo de Teatro LaBarraca, representado por Bruna Góis, tem direção de Cahê Roberto que teve a ideia do criativo cenário em andaimes, que faz um paralelo de que a sociedade e a região é um processo em construção. A animação e edição de vídeo que expõe um audiovisual sobre as imagens dos municípios é de Neto Sabino e a produção da holografia que homenageia as grandes figuras da região é de Victor e Ícaro Baliza.
O elenco é composto por atores voluntários do Campus V e de fora da UNEB que estão levando cultura e entretenimento para a sociedade, como Carla Barreto Silva, Gedisson Carneiro da Silva, Juliana dos Santos, Maily Passos dos Santos, Oly da Silva Ribeiro, Paulo Cesar Sena de Oliveira, Thiago Fábio Gonçalves Santos de Jesus, Yasmim Costa Onofre e Vinícius Gabriel Souza Diniz, esse último foi responsável também pela musicalização de partes do texto. O roteiro contou com contribuições de diversos escritores, poetas, estudantes, como:, além da valiosa colaboração e revisão dos professores e pesquisadores Miguel Cerqueira Santo, Luiz Guia e Paulo de Assis Guerreiro, José Francisco Paco Carlos Vaz e Luiz Cláuido Requião. Destaca-se que parte do texto nasceu de produções textuais de discentes em componentes do Campus V e nas ações do NAR, em especial os cordeis e os poemas na peça, com destaques para Manoel da Lapa, Grace Kelly Bomfim Cardim, Millena Andrade de Oliveira Magalhães, Pricilla Viana Santos, Valquíria Santos Santana, Simone de Jesus Ribeiro, e Ana Paula de Oliveira.
Fotos: Tau Tourinho, Cláudia Ad Lima (NAR) e Marcílio Baliza (UFRB)